Biografia de Zé Kleber









José Kleber Martins Cruz nasceu em 1932 na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Após passar parte da infância e juventude em outras cidades, formou-se advogado e voltou a Paraty, ocupando por algum tempo a função de promotor público.

 

Em 1964, com a instalação do governo militar, José Kleber foi perseguido por suas ideias. Desiludido com a política, abriu um bar em Paraty, tornando-se um boêmio inveterado, o que lhe proporcionou encontros com grandes nomes da literatura, do cinema e das artes plásticas que frequentavam a cidade na época. Desses encontros nasceu seu primeiro livro de poemas, “Praia do Sono”.

 

Participou de diversos filmes rodados na cidade, quase todos em sua fazenda na Itatinga,

e contracenou até com a atriz Leila Diniz. Por um tempo afastou-se da vida urbana

e passou a morar na fazenda, onde reunia os amigos.

 

De acordo com o historiador paratiense Diuner Mello, José Kleber era fã dos poetas portugueses José Régio e Fernando Pessoa, escrevia poemas e músicas. “O hino extraoficial da Cidade é de sua autoria.  Nos carnavais ainda se executam suas marchas-rancho, conhecidas por todos”, conta.

Em 1989, José Kleber foi assassinado por um posseiro que se instalou em sua fazenda. 


⇾Vídeo elaborado pelos alunos da turma do 4º ano juntamente com a professora Cristiane de Araújo Seixas.

 Fonte: https://frm.org.br/noticias/casa-da-cultura-de-paraty-homenageia-jose-kleberum-dos-mais-emblematicos-artistas-da-cidade/

Comentários

Postagens mais visitadas